banner
Reserve Agora

A Pousada

A Pousada

A Udêxerê Eco House, localizada na Vila de Santo Antonio, é um projeto familiar que nasceu do sonho de um médico e que valoriza a natureza e a população local

Udêxerê significa "encontro" na língua Pataxó e foi o nome escolhido pelo médico Alberto Plenamente Junior para batizar a pousada que ele sonhou por anos e inaugurou no réveillon de 2017. Situada na esquina do Rio Santo Antônio com o mar, na Vila de Santo Antônio, município de Santa Cruz Cabrália, Sul da Bahia, a pousada foi desenhada e construída em cada detalhe por Alberto e seu fiel escudeiro Isael, um local.

Aos 17 anos, Alberto foi à Bahia e, leitor de Jorge Amado, sempre foi fascinado pelas histórias da região. Depois, começou a frequentar o sul do estado e ia para lá quase que anualmente, quando queria desconectar. "O sul da Bahia sempre teve um magnetismo muito forte pra mim". Com essa paixão e o desejo de ter uma vida alternativa no futuro, com mais qualidade de vida, começou a sonhar com uma pousada na região. Com a filha Natália, chegou a desenhar e imaginar o empreendimento em guardanapos de papel. Há 12 anos comprou o terreno e construiu primeiro uma casa para a família. Depois, começou a dar forma ao projeto da pousada, que precisou de uma enorme estrutura por trás, como construção de estrada, poço artesiano, sistema de tratamento de água e rede de energia elétrica.

A construção levou longos anos e revelou algumas surpresas. Há duas décadas, Alberto imaginava a pousada com bangalôs sobre um lago, mas quando encontrou esse terreno, o projeto teve que ser diferente para se adequar à natureza, já que o objetivo era construir algo que não agredisse muito. Mas, no meio da obra, começou a brotar água numa área mais baixa, formando um lago que hoje envolve a piscina.

Algumas peças trazidas da Índia, em viagem feita por Alberto um ano antes de terminar a obra da pousada

Foi o médico que idealizou todos os detalhes da pousada, da decoração, ao paisagismo. E executou suas ideias acompanhado de Isael. Depois dele, veio a Dona Celia, hoje cozinheira da Udêxerê, e Juscelino, que ajudava com o jardim. "Demos oportunidade deles descobrirem outras habilidades e se desenvolverem. Toda mão de obra, desde a construção, até hoje, é local. Meu pai sempre se preocupou em empregar a população dali, e não trazer de fora", conta Natália Plenamente, que hoje também administra a pousada.

Além da força de trabalho, o artesanato local também foi valorizado: camas e alguns móveis foram feitos por um artesão, o Rato, da comunidade de Guaiú, próxima dali.

Altar com peças de barro feitas por Lourdes do Amaral, sobrinha de Tarsila do Amaral

O que veio de fora foram elementos da decoração, que enchem os espaços de memória afetiva. Em uma das áreas sociais está um altar com itens que eram da família. "O mais legal são as peças de barro, que foram feitas pela Lourdes do Amaral, em Piracicaba. Ela era sobrinha da Tarsila do Amaral e teve grande influencia da tia", conta Natália.

Coleção de pratos trazidos de viagens

Todas essas histórias foram compartilhadas carinhosamente por Natália, quando recebeu a equipe de Casa Vogue na pousada, no início de novembro. E em cada canto da Udêxerê Eco House, que tem 10 quartos, é possível sentir o carinho colocado no projeto. "Nosso maior objetivo é que o hóspede se sinta em casa, vá embora com saudade, mas sabendo que encontrou novos amigos e que tem uma casa sempre esperando por ele no sul da Bahia", completa Natália.

 

Fonte:https://casavogue.globo.com/LazerCultura/Hoteis/noticia/2018/12/pousada-no-sul-da-bahia-tem-decoracao-afetiva-e-projeto-que-respeita-natureza.html